20 novembro 2009

Sou Criança... E agora??

Por vezes passa-te pela cabeça: "Ai quem me dera ser criança outra vez"! Passa, passa, que eu sei!! Pela minha passa. Mas acho que se pudesse voltar a ser criança, seria revolucionária. Fazia-me valer de todos os meus direitos - aqueles que estão sempre a dizer que as crianças têm. Embora sejam só 10 os direitos regulamentados, acho que, se eu voltasse a ser criança ainda era capaz de inventar mais uns quantos. Só os direitos da criança não chega. Ai não chega não!

"Ainda que eu tenha todos os direitos, se não tiver Amor, então não tenho nada."   anónimo (acho eu).

Mas é bem possível que esse "anónimo" tenha sido uma criança. Com a falta de amor que anda "pr'ai" é impossível que os adultos consigam ir além dos "10 direitos". As crianças, pela sua inocência, vêem com mais pureza e ingenuidade. Os adultos, não. Muitos são frios, calculistas. O mundo está assim. Não exite um protótipo de mundo perfeito. Isso é uma utopia. Mas existem seres humanos, inocentes e desprotegidos. Muitos deles, abusados e mal-tratados pelos adultos. É assim que se faz valer a Convenção dos Direitos da Criança?

Infelizmente vivemos num "gready world" que apenas olha para o seu umbigo. Infelizmente, cada vez mais as crianças sofrem e são vítimas da negligência (voluntária ou não) dos adultos. Infelizmente é a única coisa que vemos à nossa volta. A Convenção sobre os Direitos da Criança é clara como água, estabelece sanções aos países que negligenciam as suas crianças, mas ainda assim, ninguém se importa. Muitas das crianças nem sabem que, na verdade, têm direitos. Porquê??
Porque o adulto é hipócrita. Porque o adulto é cego. Não porque não veja, mas porque não quer ver. Porque o adulto só olha para si próprio. Porque as pessoas não amam. Pior que isso, são egoístas!   E depois?? Rejeitam qualquer "culpa" ou responsabilidade. Parece que ignoram. Sim... não tenhas dúvidas que é falta de amor. O amor não destrói, o amor não ignora.
Antes dos seus direitos, as crianças precisam de amor.
Ama.

Gready world = Bad People = Sad Children.
Humpft!

Fotos:
A primeira é de um registo de 1989 - ano em que foi assinda a Convenção dos Direitos da Criança (e já veio tarde)
A segunda é de um registo de 2009 -  20 anos depois... conseguem ver a diferença??? Pois... eu também não.
A terceira... bom... especulações infelizes. Só mostra a vontade que as pessoas têm de mudar as coisas... :(
Bom... esta conversa toda porque hoje é o "Dia Universal dos Direitos da Criança".

2 comentários:

  1. O anónimo tem razão. É sem dúvida o amor o mais importante na vida de uma criança, na vida do Homem. Mas isso só vê quem tem os olhos abertos, quem já teve oportunidade de analisar a vida, quem não se deixa envolver por vãs necessidades. Lala como acabas por resumir no teu post, que adiantam os direitos se não há amor e se os direitos não saem do papel? Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Se os direitos estão no papel já é um bom começo. Lutemos sim, sempre e sempre sem baixarmos os braços, formando uma corrente de amor e de luta e de grito.
    Pelas crianças, pelas minhas,pelas tuas e pelas nossas que a esperança jamais seja uma sombra no nosso olhar.
    Ana

    ResponderEliminar

queria escrever aqui qualquer coisa, mas não sei o quê... por isso não escrevo nada, prontoS! Escreve tu... se queres, o espaço é teu, mesmo...! -.-'

::post it::

::beleza:: (6) ::carolina:: (8) ::imagina só:: (48) ::lala:: (45) ::lala::; dia de cão (2) ::pai natal sim ou não:: (2) ::pró natal:: (8) ...de pensador para pensador... (17) Abismo (3) Absmo (1) Actual (21) actualizações de amigos do facebook (4) Alberto Caeiro (1) aldeias s.o.s. (3) amor (4) amor de mãe (10) aniversário (2) Ano Novo (1) António Feio (1) blogosfera (3) cá dentro é assim (16) casa pia (1) coisas (21) coisas que fazemos com crianças quando não temos nada para fazer (1) condução (4) contos (1) contos de encontro (1) Conversas de Autocarro (1) Curiosamente (12) d'alma (15) desafio (16) desejos (1) dia da mulher (2) dia do pai (1) Diário do Autocarro 462 (1) Efemérides (1) ele há coisas que não lembram nem ao Menino Jesus (6) Elis Regina (1) ensaios (4) escrever (4) estava vazio (1) Estórias (10) Fábrica de Letras (18) Férias (2) festa (6) florbela espanca (1) frio de cão (1) futebol (1) gata Sofia (1) Histórias (6) In...side (10) Jack Johnson (1) joana (1) lapsus memorius (2) letras que saem tipo plim (12) maggie (1) Martinho da Vila (3) merdas (5) mundo (1) música (6) natureza (7) NHC (2) nós os pretos (1) O dia em pensamentos... (6) Oriflame (1) Paixão (1) português (4) Preconceito (1) preguiça doce preguiça (4) Profissionalismos (2) recordações (1) Religião e Espiritualidade (9) selos/prémios (2) sérgio desaparecido (2) sexo (1) silencio (1) Sou Criança (7) super blog awards (2) tema livre (1) trânsito (3) Transparência (1) Túlipas de Amorizade (5) Velhice (2) xutos (2) Zélio Fernandino de Moraes (1)